Como Organizar Conteúdo
para o Seu Instagram

planeje o seu conteúdo para atrair mais clientes

Se você tem um negócio online, provavelmente já ouviu falar em Funil de Marketing, para organizar o conteúdo do seu Instagram. Ainda não?! Então essa dica vai te ajudar, porque esse é um assunto essencial para qualquer pessoa que trabalha com produção de conteúdo e vendas online.

Se você preferir, você pode assistir ao conteúdo no vídeo abaixo:

Assista ao vídeo e descubra como Organizar Conteúdo para o Seu Instagram

A JORNADA DE COMPRA

Na hora de planejar o seu conteúdo, é muito importante entender com quem você está se comunicando. Cada pessoa está em um momento diferente na vida, e você precisa se preparar pra isso, quando for planejar o seu conteúdo.

A jornada de compra é o caminho que um potencial cliente percorre, do momento em que tem o primeiro contato com a marca, até quando decide comprar alguma coisa da sua empresa. Veja o funil abaixo e, a seguir, vamos explicar as principais etapas da jornada.

Funil de Marketing

1 - CONSCIENTIZAÇÃO

Na primeira parte do funil, contabilizamos o número total de visualizações do seu Instagram. Essa é a primeira etapa da jornada de compra, chamada de “conscientização”, que é quando o seu cliente em potencial aprende pela primeira vez sobre seu negócio

O alcance da sua conta, que é o número total de pessoas que visualizou o seu perfil ou um determinado conteúdo, é chamado de tráfego. A maioria das pessoas vai seguir com as suas vidas e não vai passar para a próxima etapa.

Para essas pessoas que não conhecem a sua empresa, a sua prioridade deve ser produzir um conteúdo que seja capaz de chamar a atenção e contrastar com as outras publicações.

2 - INTERESSE

Para as pessoas que já tiveram o primeiro contato, você precisa manter o interesse no conteúdo do seu canal. Nesse momento, é importante fornecer um conteúdo mais aprofundado, que reforce a ideia que atraiu esse potencial cliente inicialmente.

É importante ressaltar que, durante essa etapa da jornada de compras, o potencial cliente ainda não confia totalmente em você, então procure acrescentar provas (de forma indireta) ao seu conteúdo.

Você pode usar depoimentos de clientes ou dados numéricos para aumentar a confiança na sua marca.

3 - DESEJO

Para pessoas que já têm algum interesse em comprar de você, é necessário entregar um conteúdo que reforce os benefícios da sua marca ou do seu produto, bem como as vantagens sobre a concorrência. 

Nesse momento, é fundamental que você continue estimulando o processo de tomada de decisão, para convencer o comprador de que o que você oferece é realmente a melhor escolha. 

Nós sempre recomendamos que você evidencie esses benefícios de maneira sutil, sem tentar forçar a venda, porque o seu objetivo deve ser estimular o desejo de compra.

4 - OFERTA

Por último, para pessoas que já se decidiram pela sua marca, você precisa fazer uma oferta. Esse tipo de conteúdo evidencia a oportunidade e é focado em fechar vendas.

É muito importante que o seu Instagram tenha um equilíbrio entre os tipos de conteúdo que você publica, e que você entregue algum tipo de valor para a sua audiência.

As pessoas acessam as redes sociais em busca de entretenimento e informação, e um perfil do Instagram que só publica ofertas, geralmente, tem uma relevância menor para a audiência.

Lembre-se de que  uma experiência positiva no seu perfil alimenta a parte superior do funil de marketing, fazendo com que mais pessoas percorram a jornada de compra, até que se tornem clientes.

Se você quer aprender como fazer a sua marca crescer, usando as redes sociais, acesse a Academia Agência Digitals e descubra mais!

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